segunda-feira, 19 de agosto de 2019

O Futebol Feminino na Pré Temporada Européia

            Se no Brasil os torneios de futebol feminino estão na reta final, com disputa das quartas de final do Brasileiro séria A1 e a série A2 já na final, na Europa, assim como os torneios masculinos, eles estão por começar. E mais um passo importante foi dado para a popularização da categoria, vários dos tradicionais torneios de pré temporada convidaram equipes femininas para participar. 
           No Brasil não temos muito a cultura dos torneios amistosos de pré temporada, mas eles são fortes e muito tradicionais na Europa, e com o sucesso recente do futebol feminino, vários destes torneios convidaram equipes femininas para disputa-los.
            O primeiro deles, foi o Arsenal, que modificou a fórmula da Emirates Cup, e promoveu o jogo do seu time feminino e do masculino no mesmo dia. A Emirates Cup é disputada desde 2007 e até a última edição era disputada por quatro equipes, que jogavam semifinais no sábado e as finais no domingo. Neste ano o Arsenal inovou e no dia 28 de julho promoveu uma integração entres suas equipes, primeiro a equipe feminina recebeu o Bayern de Munique e depois a masculina recebeu o Lyon, tudo no mesmo dia, como forma de apresentar as duas equipes ao torcedor, para tristeza dos torcedores do Arsenal os dois times perderam, as mulheres de 1 a 0 e os homens de 2 a 1.
            Outro tradicional torneio a promover jogos femininos foi o Troféu Ramón Carranza. Este torneio disputado em Cádiz, na Espanha, desde 1955 e que já contou a participação de várias equipes brasileiras, teve em 2019 pela primeira vez, quatro equipes de futebol feminino na disputada da taça.
Jogado na última semana o torneio contou com Athletc Bilbao, CD Tacón (recentemente comprado pelo Real Madrid), Betis e Tottenham, na segunda-feira, 12, o Athletic venceu o Tacón por 1 a 0, na terça foi a vez do Tottenham vencer o Betis por 2 a 1. Na grande final, após empate em 1 a 1 no tempo normal vitória do Athletic nos pênaltis.
             A International Champions Cup, não tão tradicional, mas disputada por times gigantes desde 2013, promoveu pelo segundo ano seu torneio feminino. Na edição de 2018 o título ficou com a equipe estadunidense da North Carolina Courage, que na edição deste ano foi superada na decisão pelo mega campeão Lyon. Jogado nos Estados Unidos, o torneio teve início no último dia 15 com as semifinais, o Lyon com gol da zagueira Renard venceu o Atlético de Madrid, enquanto o North Carolina Courage venceu o Manchester City por 2 a 1 com uma virada incrível, após o jogo ficar paralisado por conta das chuvas e dos raios. As finais disputadas no domingo, 18, contou com a vitória de 3 a 2 do Manchester City no Atlético de Madrid pela disputada de terceiro lugar, enquanto na grande decisão o Lyon fez 1 a 0 com Marozsán e ficou com a taça.

Foto retirada do twitter do Olympique Lyonnais @OLfeminin

              Infelizmente com exceção da Emirates Cup, que teve transmissão da ESPN extra pro Brasil, os outros torneios não tiveram transmissão por TV e nem divulgação, consegui acompanhar os dois via internet, o Ramón Carranza no site da TV basca e a Champions Cup no Facebook, mas mesmo para saber que eles aconteceriam foi por um acaso. Este mês começam os torneios nacionais europeus, fica a torcida para alguma emissora brasileira investir na transmissão, apesar de alguns jogos estarem disponíveis na internet é sempre mais atrativo ver na TV com narração em português. Por hora vale o destaque que a ESPN começou a transmitir a liga estadunidense a NWSL- National Women`s. Soccer League.

Nenhum comentário:

Postar um comentário