segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

É tetra, é tetra, é tetra.


Nessa segunda, 7, a FIFA premiou os melhores do mundo em 2012, e como esperado Lionel Messi ficou com o premio pela quarta vez seguida, desbancando Cristiano Ronaldo e Iniesta.
Não há muito que questionar quando o cara eleito faz 91 gols no ano, quebrando um record histórico, (pra quem diz que jogando com Xavi e Iniesta é fácil, saiba que 35 desses gols foi feito sem assistência), e da 23 assistências, números superiores aos principais atacantes, e assim mesmo sem grandes conquistas o premio é merecido. Fosse ele dado ao termino da temporada europeia, 11/12 a disputa poderia ser maior, já que Cristiano Ronaldo foi o principal jogador do Real Madrid campeão espanhol, e Iniesta o principal da Espanha, campeã da Euro, mas como é relativo ao ano de 2012, o premio é de Messi mesmo.
Na premiação feminina Abby Wambach ficou a frente de Marta e Alex Morgan como melhor jogadora, merecido pela olimpíada que Wambach fez, comandando o time americano na conquista do ouro, mas não seria absurdo se o premio ficasse com Alex Morgan jovem jogadora em constante evolução. Já Marta, apesar de ter ido bem na Suécia não foi bem jogando pela seleção, e isso pesa na votação da modalidade.  
Alem de Messi e Wambach, foram premiados os melhores treinadores, Vicente del Bosque, campeão da Euro e Pia Sundhage, campeã olímpica com os Estados Unidos. E o gol mais bonito, honraria que ficou com Miroslav Stoch, como este premio é votação aberta na internet não há como falar em merecimento, é questão de gosto, e como diz o ditado, gosto não se discute.
Durante a premiação também foi escolhida a seleção da FIFA com Casillas; Daniel Alves, Piqué, Sergio Ramos e Marcelo; Xabi Alonso, Xavi e Andrés Iniesta; Lionel Messi, Radamel Falcao e Cristiano Ronaldo. Sem duvidas grandes nomes, mas como o premio é em relação ao ano de 2012 outros poderiam entrar na seleção, Ivanovic na lateral, David Luiz e Thiago Silva na zaga, Pirlo e Yaya Toure no meio e Aguero e Drogba no ataque são alguns exemplos.
Há discussões, preferências, mas não se pode negar que o que faz Messi é histórico e todos deveriam ficar orgulhosos em dizer: eu vi Messi jogar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário