segunda-feira, 16 de abril de 2012

Estaduais, algo precisa mudar!!

Com o fim da primeira fase do campeonato paulista, que contou com 19 rodadas, fiquei com vontade de escrever sobre os inúteis estaduais, minha vontade aumentou muito com o rebaixamento da Portuguesa, que disputará em algumas semanas a serie A nacional.

É um absurdo equipes com alto investimento, que disputam a taça libertadores e no fim do ano podem estar disputando um campeonato mundial, contra um grande clube europeu, perder quase 5 meses com times que no restante do ano não farão mais nada.

Para ilustrar, das 20 equipes que disputaram o campeonato paulista, 7 não estarão disputando competições nacionais no restante do ano (em São Paulo a federação ainda criou a Copa Paulista para esses clubes, mas em outros estados nem isso ocorre). Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Portuguesa e Ponte Preta terão pela frente a serie A do Brasileiro, Guarani, Bragantino, São Caetano e Guaratinguetá a serie B, Oeste a serie C e Mogi Mirim e Mirassol asseguraram vaga para a D, enquanto isso, Paulista, Ituano, Linense, XV de Piracicaba, Botafogo, Comercial e Catanduvense já encerraram o ano.

Para completar o absurdo, em São Paulo ainda temos o Barueri na A2 estadual e na serie B nacional, o Santo André na A2 e na serie C e o Marilia na A3 e na serie D nacional, como pode equipes em outras divisões estaduais estar em competições nacionais e equipes na principal divisão estadual não estarem em nenhuma divisão nacional, tem algo errado ai.

Como um time pode fazer um planejamento sendo que por 5 meses vai atuar na serie A2 estadual e depois vai para uma competição nacional, que jogador vai querer atuar nesse time desde o começo do ano? Quem vai querer investir? Já que por 5 meses a visibilidade será pequena, obviamente o time será remontado e não haverá planejamento. Da mesma forma um time que vai disputa a A1 e depois não vai joga nada só servira de vitrine para empresários, o clube sem si, pouco ganhará com isso.

A desculpa que os estaduais ajudam os pequenos não cola mais, em sua maioria os jogadores são de empresários e os clubes ganham pouco ou nada com negociações futuras, a renda nos jogos com os grandes também é baixa, já que o preço alto dos ingressos deixam os estádios vazios. Um planejamento com uma competição nacional ou estadual durante o ano inteiro seria muito melhor para todos.

Algo precisa ser revisto, os estaduais poderiam servir como classificatórios para a serie D, como acontece, mas apenas disputado entre os times que não estão em outras divisões nacionais, e posteriormente juntar os melhores times com os que estão nas competições nacionais pra um torneio curto de 30 a 45 dias que serviria de preparação para o brasileiro, esses disputados por um período maior de tempo, com pausa em jogos da seleção e para excursões de clubes, aumentando investimento e o nível dos campeonatos.

Um comentário:

  1. esse ano nenhum paulista vai jogar com times europeus, de resto, concordo com tudo.. os clubes que disputam o nacional em uma divisão superior a que jogam no estadual, podiam se unir e usar o mesmo elenco, representando cada clube na melhor divisão de cada campeonato.. podia ser uma saida pra esse absurdo

    ResponderExcluir