sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Transferências No futebol Europeu

Terminou no ultimo dia 31 o período de transferências na Europa, a chamada janela de transferências, período em que os clubes podem fazer negociações com jogadores de outros países. Essa começou devagar, com algumas contratações pontuais, ficou um pouco mais agitada e teve seu auge no ultimo dia, com alguns clubes gastando milhões de euros. Tentarei aqui fazer uma síntese das principais transferências.
Na Itália, o Milan perdeu Ronaldinho, contratou Cassano para o ataque, que já estreou bem, e os holandeses Emanuelson e Van Bommel, o primeiro para lateral uma posição carente na equipe e o segundo para dar cara nova para o meio campo, no ultimo dia ainda trouxe Legrottaglie para defesa. A inter, procurou “italianizar” o elenco e o grande nome para isso foi do atacante Pazzini, que em sua estréia fez 2 gols e deu a vitoria para o time de Milão, o japonês Nagatomo foi outro bom nome contratado. Já a Juventus perdeu Amauri para o Parma, o brasileiro que não vinha bem, tentará recuperar seu futebol em um time de menos pressão, para o seu lugar Matri foi contratado, antes disso já haviam contratado Luca Toni, mas este se machucou no primeiro jogo.
Na Espanha o mercado foi morno, o Real Madrid contratou apenas Adebayor para o ataque, mais para compor elenco do que para ser titular, o Barcelona contratou o bom holandês Afellay, que vai entrando devagar na equipe, mas dificilmente será titular neste excelente time. No entando a equipe que mais contratou foi o Málaga, recém comprado por um milionário que resolveu investir no clube, ao todo foram mais de 10 contratações com destaque para o argentino Demichelis e o brasileiro Julio Baptista.
Mas o mercado que mais se movimentou foi o inglês, o novo rico Manchester City já havia contratado o atacante bósnio Dzeko, que é muito bom jogador. Os outros times andavam parados, ate o ultimo dia, classificado por um jornal britânico como o mais maluco da historia. O Chelsea fez a contratação mais cara da historia da Inglaterra e contratou Fernando Torres junto ao Liverppol, estes para não ficarem atrás contrataram Luiz Suarez do Ajax e Andy Carroll do Newcastle. Nestas negociações acho que todo mundo saiu ganhando, jogadores e times, Torres que é um grande jogador, mas não vinha bem, vai para um novo time, que precisava de um nome de impacto para o elenco, o Liverpool contratou dois ótimos jogadores, Suarez que já estava fazendo hora extra no futebol holandês e Carroll que foi a revelação do primeiro turno, e Ajax e Newcastle enchem os cofres. O time de Londres ainda contratou o brasileiro David Luis para zaga, outro bom nome e outros milhões de euros gastos.
Outros mercados como o alemão e o português também se movimentaram, mas sem nenhum nome de impacto. No Brasil, Ronaldinho no Flamengo, Liédson no Corinthians, Rivaldo no São Paulo e os argentinos Cavenaghi e Bollati no Inter foram as principais contratações vindas de fora.
Não coloquei os valores, pois esses são números muito especulativos, sai muita coisa por ai e é difícil saber qual o valor real e claro que houve muito mais, mas tentei por aqui as principais, peço ajuda, caso tenha esquecido um nome importante deixe um comentário.

Texto publicado em minha coluna no site vida de atleta
http://portal.vidadeatleta.com/index.php?area=coluna&id=40

Nenhum comentário:

Postar um comentário