terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Resumão dos Esportes em Janeiro

Há quem diga que janeiro é um mês chato para acompanhar futebol, pobre de quem pensa assim, Janeiro foi um mês muito movimento, tentarei fazer aqui um resumo do que de melhor e mais importante aconteceu.

Messi melhor do mundo: No começo do mês a FIFA e a France Football anunciaram Lionel Messi como melhor jogador do mundo na temporada passada, foi a primeira vez que as duas entidades entregaram um só troféu, unificando as duas principais premiações. Algumas pessoas contestaram a premiação do argentino, pelo fato deste não ter brilhado na copa, mas acho que por tudo que fez no Barcelona e por não ter feito uma copa ruim o premio foi merecido. Iniesta e Xavi os outros concorrentes, além de terem sido campeões mundiais e também jogarem muito bem no mesmo Barcelona não possuem o mesmo brilhantismo de Messi, que caminha a passos largos para levar o próximo premio também. Na mesma cerimônia, entre outros, foram premiados José Mourinho como treinador, outra escolha merecida, pelo bom trabalho na Inter de Milão, culminando com a tríplice coroa, e Marta a melhor jogadora, que confesso não saber se é merecido, por não acompanhar o futebol feminino tão de perto, mas que é sim uma grande jogadora.

Japão campeão da Copa Asiática: Também em Janeiro houve na Ásia uma bela competição a Copa Asiática de Nações sediada pelo Qatar, competição muito bem organizada e disputada, com os favoritos jogando bem e algumas outras surpresas. É verdade que algumas equipes, como a Índia, estão em um nível muito baixo, mas outras como Japão, Austrália e Coréia do Sul (sim, no mundo do futebol a Austrália faz parte da Ásia) estão em um bom nível, não por um acaso essas seleções foram as primeiras colocadas e possuem alguns jogadores nos grandes centros do futebol. A maior surpresa da competição foi o Uzbequistão, que fez uma grande primeira fase e terminou em quarto lugar, outra equipe que fez uma boa competição foi o Qatar, que perdeu pro Japão nas quartas de final, mas fez uma ótima partida, uma das mais empolgantes do torneio. Outro ponto alto do torneio foi a semi final entre Japão e Coréia, decidido apenas nos pênaltis.

Sul-americano Sub 20: Em Janeiro houve a primeira fase do sul-americano sub 20, que nesta edição também vale como pré olímpico, a expectativa em cima do Brasil era enorme, muito por conta de Neymar. E após a estréia em que o atacante do Santos fez quatro gols essa expectativa aumentou, mas os outros jogos não foram fáceis, bem marcado Neymar não brilhou tanto, e o time pouco entrosado também não rendeu o esperado, mas mesmo assim venceu 3 jogos e se classificou em primeiro do grupo. No outro grupo a Argentina, também não tem jogado bem, contando com bons valores individuais, como Funes Mori, Sergio Araujo, Zuculini e Iturbe o time Argentino não foi bem, vencendo apertado e na base da pressão, mas também terminou em primeiro. Porém não houve nenhuma outra equipe se destacando, e Brasil e Argentina tem tudo para ficarem com as duas vagas olímpicas, mas agora é esperar o hexagonal que também contara com Uruguai, Colômbia, Chile e Equador, para ver se isso se confirma.

Futebol na Europa: Se aqui no Brasil os campeonatos estão começando, na Europa praticamente não pararam, e Janeiro foi o mês dos grandes entrarem para valer nas Copas, na Espanha, o Barcelona comandado por Messi, termina o mês sete pontos na frente do Real Madrid, na Copa do Rei os dois estão na semi finais, com grandes chances de fazerem uma grande final. Na Inglaterra, enquanto o Manchester United abre vantagem na ponta da Premier League, também avança na FA Cup, a Copa da Inglaterra, onde o Liverpool já esta eliminado, mas Chelsea, Manchester City e Arsenal ainda estão vivos, e o ultimo também esta na final da Carling Cup, a Copa da Liga Inglesa, onde enfrentara o Birmingham City. Na Itália o Milan é líder, seguido por Napoli e Lazio, Juventus e Inter estão mal, apesar do ultimo ter melhorado com a chegada de Leonardo como treinador, na Copa Italiana Milan e Inter podem fazer a decisão se passarem por Roma e Palermo. Apenas para citar Porto e Borrusia Dortmund são lideres absolutos, com grande vantagem em Portugal e na Alemanha respectivamente.

Outros Esportes: Ainda neste mês houve a definição do Superbowl, a grande final do futebol americano, onde Green Bay Packers e Pittsburgh Steelers duelarão neste que é um dos maiores eventos esportivos do mundo, no entanto, a grande surpresa da NFL foi a eliminação do New England Patriots, o melhor time da temporada regular, caiu na primeira rodada da pós temporada, perdendo New York Jets, com uma péssima atuação de seu quarterback, Tom Brady, que vinha quebrando recordes. Agora na decisão não há muito favoritismo não, apenas promessa de um grande jogo.
E o primeiro mundial do ano foi o de handebol masculino, onde o Brasil não conseguiu vencer nenhum jogo na primeira fase e terminou a competição no 21º lugar, por outro lado a Argentina fez historia sendo a primeira seleção fora da Europa a se classificar, mas na segunda fase perdeu para os favoritos, na decisão tivemos a favorita França, atual campeã mundial e olímpica e uma “surpresa” a invicta e com 100% de aproveitamento, Dinamarca e o resultado foi um grande jogo decidido apenas na prorrogação que terminou com o bi campeonato para França.
Outro grande evento de janeiro foi o Aberto da Austrália de Tênis, o primeiro Grand Slam do ano, caminhava sem surpresas, até Rafael Nadal, sentir uma contusão nas quartas de final e perder para David Ferrer, com isso o caminho estaria aberto para Roger Federer, mas este parou na semi, perdendo para o Novak Djokovic, que fez uma excelente partida, vencendo o suíço por 3 a 0 e se tornando favorito na final com Andy Murray, onde espantou a zebra com outro 3 a 0. No feminino não houve propriamente uma zebra, mas a derrota da numero um do mundo, Caroline Wozniacki na semi não era esperada, ainda mais depois de a dinamarquesa ter um match point a seu favor no 2º set e ver a chinesa Na Li não só salva-lo como também vencer o 3º set, fazendo 2 a 1, na final, Na Li não conseguiu o mesmo feito e acabou derrotada por Kim Clijsters.

Esse foi um resumo do que ocorreu em janeiro, e ainda faltou coisa, como o começo dos estaduais no Brasil, a pré libertadores e o titulo do Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Junior, e olha que foi só o primeiro mês do ano, 2011 promete.

Coluna publicada no site Vida de Atleta http://portal.vidadeatleta.com/index.php?area=coluna&id=35

Nenhum comentário:

Postar um comentário