quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Estrutura do Futebol Brasileiro

Queria escrever sobre o “entrega-entrega” a forma de disputa do campeonato e o calendário brasileiro há muito tempo, mas só hoje consegui, então segue alguns pontos de vista e algumas idéias.
Muito se falou no fim do campeonato brasileiro do ano passado sobre o “entrega-entrega” na reta final, não sou favorável a isso, mas acho que se um time chegou ao final do campeonato e pode se dar ao luxo disso o problema é dele e o fato de prejudicar um outro time se deve a incompetência do prejudicado, mas como disse o fato de pensar assim não significa que eu seja favorável a isso, eu não faria. Creio que isso ocorra em nosso campeonato, muito pela imaturidade da torcida, jogadores e dirigentes. Mas com isso muitas pessoas defenderam a mudança na formula de disputa do campeonato, voltando ao famoso “mata-mata”, para mim isso seria um passo para trás no futebol brasileiro. E pensar em mudar a formula do campeonato me leva ao tema que eu quero tratar, o calendário do futebol.
O ideal seria que o futebol brasileiro tivesse seu calendário, igual ao europeu, começando em agosto e terminando no fim de julho, na Argentina ocorre isso, como por la existem menos competições essa mudança se da apenas no nome dos campeonatos, no segundo semestre temos a Apertura e no primeiro o Clausura, na Rússia mesmo com todo o frio e neve do mês de dezembro haverá essa mudança para próxima temporada e ate os Estados Unidos que gostam de ser diferente em tudo já estudam a mudança. Mudança essa que não afetaria o problema do “entrega-entrega” diretamente, mas com o futebol estruturado, os times não perderiam seus jogadores no meio do campeonato e mais times poderiam brigar ate o fim da competição.
Para quem ainda defende o “mata-mata” a solução seria fazer uma copa nacional, mais forte, ocupando o ano todo e com todos os grandes times, hoje a Copa do Brasil dura apenas o primeiro semestre e exclui os principais times que estão na libertadores, e ai o problema seria a falta de datas, mas a Europa consegue fazer, praticamente todas as copas tem sua fase com os grandes disputadas agora no mês de janeiro, quando a liga dos campeões esta parada, e terão suas fases mais agudas no fim da temporada, agradando quem gosta de pontos corridos e “mata-mata”.
Mas para isso há o problema de datas, que também pode ser resolvido facilmente é só diminuir as datas de campeonato estadual, hoje o campeonato paulista, por exemplo, com 23 datas é um absurdo, pra mim esse campeonato teria que acabar, mas sei que isso é muito difícil, não pelo charme que muitos dizem existir, pois esse não existe, mas por politicagem, 13 datas estariam mais que suficientes. E com isso surgiria outro problema os times pequenos, apesar desses times serem na maioria faxadas para empresários a solução para isso também existe, poderiam se fazer divisões regionalizadas como na Inglaterra e Alemanha, que possuem tamanhos territoriais bem menores que nosso país.
Solução para melhorar o futebol brasileiro tem, o que falta é um pouco de boa vontade de quem dirige esse futebol.

3 comentários:

  1. Pq vc acha q seria um retrocesso voltar ao mata-mata?
    Não vejo o entrega-entrega como culpa dos times, vejo mais como um problema de estruturação do campeonato, pois permite essa ação aos times. Qual seria a solução, calendário dinâmico??? rssss

    ResponderExcluir
  2. Pq os pontos corridos é a forma mais justa, o campeão é realmente o melhor, pra mata mata tem a copa, so q no brasil a copa não é tão valorizada, deveria ser mais.
    Como eu disse com um calendario igual o do mundo, os times não iam perder jogadores no meio do campeonato iriam se manter fortes ate o fim disputando os titulo ou vaga na libertadores e não poderiam entregar pois se prejudicarima tbm.

    ResponderExcluir
  3. Não é justo pelo fato de no final, times com propósitos totalmente diferentes estarem numa mesma partida.
    Um entra para ser campeão, o outro, não tem mais pelo que ganhar. Isto é justo?
    Fica fácil ser campeão assim, não é mesmo?

    ResponderExcluir