sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Fatos de 2010

E 2010 chega ao final, após ver varias retrospectivas fiquei com vontade de fazer uma dos esportes, então segue uma lista com os 10 fatos que eu considero mais importante, claro que faltou muita coisa, alguns precisei juntar em um tópico só pra não deixar de fora, mas creio que esta bem abrangente.
Obs.: não esta necessariamente na ordem de maior importancia.

1º - Olimpiada de Inverno, os XXI jogos olimpicos de inverno realizados na cidade canadense de Vancouver, começaram com um desastre a morte do Giorgiano nos treinos de Luge, no entanto este triste fato não tirou o brilhantismo dos jogos. Jogos estes dominados pelos donos da casa, o Canadá terminou com 14 medalhas de ouro, destaque para o ouro no Hockey, em uma final emocionante contra os USA, com a vitoria vindo apenas na prorrogação após golaço do craque Sidney Crosby.

2º - Copa do Mundo de Futebol, a primeira copa no continente africano teve uma final inedita Espanha x Holanda, com um novo campeão entrando para o seleto grupo dos campeões mundiais a Furia Espanhola, com um futebol de muito toque de bola e objetivo, a Espanha venceu a Holanda na prorrogação, com gol de Iniesta. Destaque na copa, o bom futebol apresentado pelo jovem time Alemão e o resurgimento da Celeste Olimpiaca, comandadas por Diego Forlan, eleito o melhor da Copa. Destaque negativo, as péssimas campanhas de Italia e França.

3º - Mundial de Hoquei de Grama Feminino, realizado em Rosario na Argentina, terra da melhor jogadora da modalidade Luciana Aymar, a competição tinha como favoritas Argentina e Holanda, justamente os paises a chegarem na final. Final essa que foi como um sonho pra qualquer argentino, vitoria por 3 a 1, com dois gols da musa Carla Rebecchi, e Luciana Aymar sendo eleita a melhor do torneio em sua casa, resultado bi campeonato mundial pras Leonas.

4º - Mundiais de Basquete, o torneio feminino e masculino tiveram o mesmo roteiro, USA campeão e o time da casa vice, empurrados pelo torcida a Turquia foi vice campeã no masculino e a Republica Tcheca no feminino, o Brasil tambem teve a mesmo posição nos dois, um 9º lugar, porem o masculino fica a esperança de dias melhores enquanto o feminino deixa a preocupação de dias dificeis. No torneio masculino, o Brasil fez uma partida de igual pra igual com a seleção estadunidense, perdendo por dois pontos (70 a 68) e com a bola caprichosamente acertando o aro no ultimo lance, so que nas oitavas a seleção encarou uma forte Argentina, comandada por um inspirado Luiz Scola e caiu.

5º - Mundias de Volei, no masculino o Brasil foi campeão batendo a Itália dona da casa na decisão, mesmo após a polemica de entregar um jogo para fugir dos italianos em uma fase anterior, o time foi muito competitivo e o titulo pouco esteve ameaçado. No feminino o Brasil tambem chegou na final, mas parou nas gigantes da Russia, em uma final emocioante o time que ja vinha desgastado da semi, não conseguiu superar as Russas.

6º - Esportes Americanos, no Super Bowl 2010 (final do futebol americano, a NFL) o New Orleans Saints sagrou-se campeão, titulo merecido, apesar de não terem o favoritismo, e muito bacana por tudo que a cidade passou com o furacão Catrina. Ja na Stanley Cup (final do Hockey de Gelo, a NHL) tivemos uma final de azarões, Chicago x Filadelfia, não eram nem de perto favoritos em suas conferencias, mas chegaram a decisão, na decisão o Chicago era favorito e confirmou isto fazeno 4 a 3 na serie. A NBA (este não precisa explicar que é o basquete) teve um bi campeão o Los Angeles Lakers, que bateu o Boston Celtics na final, ai sim nenhuma surpresa, tanto nas conferencias quanto no resultado final, porem este não é o fato que merece mais destaque na NBA e sim a mudança de time de Lebron James, que deixou o Cleveland e foi pro Miami Heat, onde se juntou a Wade e Bosh, formando um dos times mais fortes para a temporada 2010/2011.

7º - Futebol na Europa, um Chelsea arrasador na Inglaterra, um Barcelona fantastico na Espanha, um Bayern onde tudo deu certo na Alemanha e uma Inter muito eficiente na Italia, esses foram os principais campeões nacionais na Europa, e como era de se esperar um desses foi o campeão Europeu, a Inter de Milão comandada por Jose Mourinho no banco e Sneijder, Milito e Eto em campo, o time foi campeão da UCL indiscutivelmente.

7,5º - Mundial de Clubes, o mundial contou com um surpeendente Mazembe chegando a final apos derrotar Pachuca e Inter de PoA, mas perdendo a final pra poderosa Inter de Milão.

8º - Futebol na America do Sul, Argentino Juniors surpreendente no clausura, Estudiantes o melhor indiscutivelmente no Apertura, foram campeões na Argentina. No Brasil o Fluminense, com Muricy no banco e Conca em campo, teve um titulo merecido. Destaque por aqui esse ano, foi o Santos, campeão da Copa do Brasil e revelando Neymar e Ganso, duas gratas surpressas pro futebol brasileiro, comandado por Dorival Junior o time foi muito bem. Mas diferente do que acontece na Europa o campeão continental não foi um campeão nacional, foi o Inter de Porto Alegre, que chegou a final da libertadore pelo injusto criterio do gol fora de casa em todas as fases, mas na final venceu o Chivas sem contestação.

9º - Formula 1, denovo um campeonato surpreendente, cheio de polemicas, a Ferrari fazendo jogo de equipes pra tentar fazer com que Alonso fosse campeão, a Red Bull, deixando a disputa interna entre Vettel e Weber rolar, resultado Vettel campeão, graças a não ter feito jogo de equipe o Alemão que chegou na ultima corrida em 3º na classificação terminou como campeão, de quebra a Red Bull foi campeã de construtores.

10º - Esportes Olimpicos, ano de jogos Sulamericanos, com a Colombia dominando o quadro de medalhas, jogos Asiaticos, com a China dominando e I Jogos Olimpicos da Juventude, realizados em Cingapura e com a China absoluta no quadro de medalhas.
Mas nas modalidades olimpicas o principal destaque para o Brasil foi a natação, principalmente com Cesar Cielo, que após, ir "mal" no Pan-Pacific (Bronze) arrasou no Mundial de Pscina curta dos Emirados Arabes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário